Vamos lá a comentar pessoal...

 Não se paga nada!            

sexta-feira, março 10, 2006

AVISO

UMA FORMA LEGAL DE FUGA AO FISCO

Quando nos dirigimos a uma caixa multibanco para carregar o telemóvel, (e quem é que não faz isto hoje em dia?), no écran aparecem-nos duas opções: "COM NÚMERO DE CONTRIBINTE" E "SEM NÚMERO DE CONTRIBUINTE". Por uma questão de comodidade, normalmente optamos pela segunda hipótese, "SEM NÚMERO DE CONTRIBUINTE" pois é uma grande trabalheira ter que abrir a carteira, tirar de lá o cartão de contribuinte e digitar o respectivo número!
Ao tomar esta atitude sabem o que é que estamos a fazer?
Estamos a colaborar na fuga aos impostos por parte dos operadores de telemóvel, que ao não emitirem facturas, além de não pagarem os 21% de IVA, que nos cobram a nós, pois já está incluído no preço final, deixam também de pagar ao Estado um determinado valor de IRC que pode variar entre 20% e 40%. Todavia, pagamos as chamadas aos preços mais caros da Europa!
Aconselho toda a gente a digitar o Número de Contribuinte quando carregam o telemóvel. Para comodidade até se pode gravar o número no telelé.
E porquê pedir sempre um recibo?
Porque não podemos nem devemos continuar a ajudar a poupar dinheiro a quem vive dos impostos que nós pagamos, sem pagar os seus!
Dado que a emissão de facturas é obrigatória por lei, tenho alguma dificuldade em compreender como é que é possível através das caixas ATM se praticar a fuga ao fisco. A opção "SEM NÚMERO DE CONTRIBUINTE" não deveria existir nas ditas caixas!
Será que não existe uma cabecinha pensadora no Ministério das Finanças que se debruce sobre este assunto?

<